Política de Privacidade

Quem somos

A HL7 é uma organização não governamental que procura construir a comunidade em Portugal para a melhoria da adoção dos standards no setor da saúde.

É responsável pela recolha, processamento e utilização de dados pessoais no contexto da sua atividade e na promoção e divulgação de informação com vista à prossecução da sua missão de criar standards para a melhoria da interoperabilidade global.

Assim, a recolha de dados pessoais visa o envio de informações sobre as atividades da HL7 Portugal, incluindo a promoção dos seus eventos e Grupos de Trabalho Permanente, bem como de outras informações que considera serem do interesse geral ou que sejam fornecidas pelos seus Associados e Parceiros.

São também utilizados os dados para operações de emissão de documentos de cariz financeiro inerentes, sobretudo, a transferências de valores referentes à quota anual dos seus associados ou inscrições em atividades.

Para que o consentimento de tratamento de dados pessoais seja efetivo o mesmo não carece, necessariamente, de assinatura, mas sim da manifestação inequívoca e livre de autorização para o processamento e utilização desses dados. Esta autorização é obtida através de formulários elaborados para o efeito pela HL7 Portugal.

O consentimento poderá ser revogado a qualquer momento. Para tal, deverá remeter a sua intenção para info@hl7.pt ou, relativamente à subscrição da newsletter da HL7 Portugal, enviada mensalmente, através da ligação em rodapé de cada newsletter.

A HL7 Portugal atribui a maior importância à proteção de dados pessoais, pelo que a sua recolha, processamento e utilização obedecem aos seguintes princípios:

Que tipo de dados pessoais serão recolhidos?

Dados de contacto

Os dados de contacto recolhidos nos formulários da HL7 Portugal, dependem do objetivo e da relação que a pessoa singular ou empresa pretende estabelecer connosco. Serão recolhidos os dados estritamente necessários à prossecução dos objetivos e nos seguintes cenários:

  • Inscrição enquanto associado da HL7 Portugal, em formulário digital no website www.hl7.pt;
  • Inscrição numa atividade da HL7 Portugal (eventos, webinares, etc.);
  • Integração nos Grupos de Trabalho Permanente da HL7 Portugal;
  • Envolvimento e cooperação na organização ou desenvolvimento de atividades da e com a HL7 Portugal;
  • Levar até si informações consideradas relevantes no âmbito dos objetivos de promoção e divulgação da HL7 Portugal

Dados relativos à caracterização académica, científica e atividade profissional

Tratando-se de uma Associação que beneficia do envolvimento de especialistas em áreas académicas, científicas e profissionais específicas, sempre que aplicável, a HL7 Portugal preza pelo conhecimento e caracterização daqueles que se envolvem nas suas atividades, de forma a facilitar o contacto personalizado e direto quando oportuno.

Para isso, poderão ser recolhidas informações relativas às qualificações académicas, área(s) de especialização e instituição/instituições a que se encontra vinculado(a).

Esta caracterização visa igualmente distinguir os sócios estudantes, sendo que estes comprovarão o seu estatuto através do envio – online ou por correio postal – de uma declaração legal da instituição a que se encontra vinculado(a), digitalização do cartão de estudante, entre outros que se considerem necessários.

Áreas de interesse

Poderá ser convidado a fornecer informação relativa às suas áreas de interesse, com vista a adequar a comunicação e a sua participação nas atividades da HL7 Portugal.

Dados para emissão de recibos e faturas

São requeridos dados para emissão de recibos e faturas – nome para faturação, número de identificação fiscal (NIF) e morada completa (morada, código-postal e localidade) – principalmente perante três situações: (a) o pagamento da quota anual de sócio, (b) o pagamento da participação em eventos e atividades promovidos unicamente ou em parceria com a HL7 Portugal, (c) a transferência de valores relativos a prémios.

Como são recolhidos os dados pessoais?

A HL7 Portugal recolhe os seus dados pessoais através do formulário de inscrição que está no website www.hl7.pt.

Quais os canais de comunicação utilizados pela HL7 Portugal?

A forma como a HL7 Portugal estabelece contacto e comunica depende da autorização que lhe é concedida. Poderemos estabelecer contacto via e-mail (principalmente através de info@hl7.pt mas também de qualquer outro endereço de correio eletrónico com domínio hl7.pt), por contacto telefónico (apenas perante a impossibilidade de contacto por outras vias, ou contacto ineficaz via e-mail) via postal para a morada fornecida, no app slack HL7 Portugal ou pelo linkedIn HL7 Portugal.

A HL7 Portugal utiliza também plataformas destinadas a e-mail marketing, sendo que atualmente são enviadas newsletters com periodicidade mensal através da plataforma MailChimp, onde se encontram armazenados alguns dos dados dos subscritores (nome, contacto eletrónico, organização a que pertence e áreas de interesse), cuja política de privacidade se encontra em conformidade com os requisitos impostos pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Mediante autorização, poderá ser contactado(a) por pessoas individuais em nome da HL7 Portugal no decorrer das atividades em que se encontra a cooperar, principalmente nos Grupos de Trabalho Permanente. Para isso, é solicitada a autorização para cedência de contactos aos coordenadores dos respetivos Grupos de Trabalho Permanente onde colabore ou, mediante a especificidade da atividade, solicitaremos antecipadamente a autorização expressa para a cedência de contactos a terceiros.

Como e por quem são acedidos e geridos os dados pessoais?

Acesso e gestão de dados pessoais

O acesso e gestão dos dados pessoais poderá ser efetuado pelos membros da Direção da HL7 Portugal, pelo secretariado da HL7 Portugal, pela pessoa responsável pela Comunicação da HL7.

No caso de pertencer a algum Grupo de Trabalho Permanente da HL7 Portugal, ou estar envolvido na organização de alguma atividade específica, os seus contactos, estritamente necessários, serão cedidos aos coordenadores dessas atividades e serão também utilizados na dinamização de trabalho colaborativo em cloud e para que seja convocado para reuniões em prol das respetivas atividades.

A gestão das informações pessoais cedidas implica, exclusivamente, a organização dos dados e listagem de acordo com a relação estabelecida com a HL7 Portugal, bem como em função das autorizações de contacto consentidas. Não serão tomadas decisões automatizadas sobre os dados.

Só terão acesso aos seus dados entidades terceiras a quem a HL7 Portugal esteja legalmente obrigada a facultá-los e as empresas que tenham sido contratadas para prestar serviços de suporte à gestão interna da Associação.

A HL7 Portugal compromete-se ainda a não contratar outro subcontratante para a realização de operações específicas de tratamento de dados sem que o associado tenha dado autorização prévia de forma geral ou específica.

Armazenamento

Os dados pessoais serão tratados apenas durante o tempo em que sejam necessários, úteis e relevantes e, em todo caso, durante o período de tempo que sejam legalmente exigíveis após o término da relação. Uma vez terminada a relação, os dados serão mantidos a fim de e durante o tempo necessário para cumprir as obrigações legais aplicáveis, estando os mesmos devidamente bloqueados. Concretamente, serão mantidos bloqueados por um prazo não superior a cinco anos após o término da relação.

Transferência de dados pessoais

Não ocorrerá a transferência não autorizada de dados pessoais quer para entidades, instituições e organizações (entre outras) nacionais e/ou internacionais.

De que forma são protegidos os dados pessoais?

Adotamos medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger os seus dados pessoais armazenados nos nossos sistemas contra perda, destruição, acesso não autorizado, alteração ou divulgação, sendo que as mesmas serão constantemente revistas e melhoradas para que a HL7 Portugal opere em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, bem como legislação que enquadra a sua aplicação a Portugal.

Como pode exercer os seus direitos?

No âmbito do RGPD e enquanto titular dos dados, poderá proceder à consulta e atualização da sua informação pessoal, bem como usar do seu direito de corrigir, bloquear ou eliminar estes dados (se aplicável) ou definir algumas das suas preferências como a receção da nossa newsletter. Poderá ainda, solicitar alguns direitos específicos como:

  • Informação adicional sobre a utilização dos seus dados;
  • Uma cópia dos dados guardados nas nossas bases de dados (formulário digital ou em papel);

Caso pretenda exercer algum dos direitos acima apresentados, iremos proceder à sua análise e responder no prazo legalmente exigido (máximo de 30 dias). Poderemos necessitar de verificar ou provar a sua identidade antes de executar esses direitos.

Se apresentar alguma questão relacionada com a nossa utilização dos seus dados pessoais poderá, a qualquer momento, contactar-nos para info@hl7.pt.

Como poderá revogar o seu consentimento?

As autorizações atribuídas para a recolha, processamento e utilização de dados podem ser revogadas pelo próprio a qualquer momento, com efeito futuro. Para solicitar alterações às autorizações contacte-nos por e-mail para info@hl7.pt.