Avançar para o conteúdo

Ferramentas Úteis

Links HL7

Site HL7 Fundada em 1987, a Health Level Seven International (HL7) é uma organização sem fins lucrativos, acreditada pela ANSI, que desenvolve standards dedicados a fornecer uma estrutura abrangente e padrões relacionados para a troca, integração, partilha e recuperação de informações eletrónicas em saúde, que suportam a prática clínica, gestão, prestação e avaliação dos serviços de saúde. O HL7 é apoiado por mais de 1.600 membros em mais de 50 países, incluindo mais de 500 membros institucionais representando prestadores de serviços de saúde, partes interessadas governamentais, pagadores, empresas farmacêuticas, fabricantes e empresas de consultoria.

Site FHIR (production) FHIR® – Fast Healthcare Interoperability Resources é uma especificação que define um conjunto de recursos usados ao longo do percurso de cuidados em saúde. É uma estrutura de padrões de “next generation” criada pelo HL7. O FHIR combina os melhores recursos das versões de produtos HL7 v2, HL7 v3 e CDA, ao mesmo tempo em que aproveita os mais recentes padrões da Web e aplica um foco na facilidade de implementação. O FHIR é publicado como um padrão misto com partes normativas, que são mantidas estáveis para implementadores, e também partes ainda em testes. O HL7 monitoriza ativamente estas implementações para continuar a melhorar a especificação e responder às necessidades do setor. Este site faz parte da Especificação FHIR (v4.3.0: R4B – STU). Esta é a versão atual publicada (produção).

Site FHIR (dev) Website que agrega o Build de integração e evolução contínua do FHIR (desenvolvimento).

Chat FHIR (zulip) Comunidade FHIR na plataforma open source ZULIP.

Confluence HL7 Repositório documental em Confluence com todo o acervo sobre workgroups, projectos , updates do HL7 International.

Recursos Técnicos

Ferramentas

GitHub HAPI

GitHub FHIR

Validador HL7

Extensão VS Code

NextGen Connect

HAPI FHIR

TRIFOLIA

oru2xds é o exemplo de uma ferramenta em Python, que permite receber mensagens HL7 v2.formato ER7 por MLLP, e convertê-las numa submissão IHE XDS.b, transação “Provide and Register Document Set-b ” [ITI-41], como um ator Document Source

FHIR Server Públicos

Firely

test.fhir R3

test.fhir R4

Ontologias & Standards

Legislação

  • Regulamento arquivístico para os hospitais e demais serviços do Ministério da Saúde, no que se refere à avaliação, selecção, transferência, incorporação em arquivo definitivo, substituição do suporte e eliminação da documentação https://dre.pt/dre/detalhe/portaria/247-2000-276024, onde se pode ler na página 1943, número de referência “82 Processos Clínicos”, assim como no número de referência “85 Meios complementares de diagnóstico de imagem”, que o “Destino Final” é a “Conservação permanente”, apesar de que na última referência, a afirmação “Considerando que o original é propriedade do doente; por razões clínicas, científicas e jurídicas, a conservação permanente deve ser feita em suporte fílmico” não é completamente precisa aos dias de hoje, uma vez que não existe já o suporte fílmico.